sexta-feira, 19 de março de 2021

 



PASSAPORTES DA FELICIDADE PARA HOJE


868.   Você é aquilo que você quer ser. Ninguém pode mudar sua árvore porque você é uma semente viva e Ascendente.

Dulce

 

869.   As regras que determinam a VIDA jamais serão encontradas porque a VIDA é a regra de si mesma.

Polo Noel Atan

 

870.   Bem que a gente podia fazer uma reforma para valer, não essas dos políticos,  dos papéis, mas alguma coisa pessoal. Vital. A reforma de nossas prioridades. Cansei de ouvir todo mundo reclamando que não tem tempo nem para respirar, nada mais de conversas à mesa, nada mais de passeio tranquilo muito menos de sossego em família. Amantes, namorados, casais, amigos, todo mundo corre afobadíssimo para cumprir mil tarefas, das quais novecentos e noventa seriam dispensáveis se a gente examinasse direito.

Tempo é dinheiro, diziam os pragmáticos, e isso se tornou lei universal. A conta do banco, o colégio dos filhos, o plano de saúde (num país onde o INSS é mais suicídio andado), o restaurante e o bar, a roupa de grife e a bolsa, até a mochila escolar do momento, sem a qual, é claro, o filho não garante nem que consiga passar de ano. A lista é longa, segundo a preferência de cada um.

Fico imaginando que se a gente fizesse uma faxina em nossos compromissos e deveres, boa parte desapareceria ligeiro no ralo do bom senso e desapareceria para todo o sempre no nebuloso das nossas iniquidades mais banais. Sobrariam alguns compromissos, dos quais não há como fugir: provavelmente saúde, prestação do apartamento, escola (a pública estando como está) e alguns outros (poucos).

Comprar não é um dever, quando não se trata do indispensável ou do que faz bem. Comprar pode ser e tem sido, em grande parte moda-mania, quase neurose. Andar com a roupa do momento pode ser burro e pobre. Por que todas as meninas parecendo fantasiadas para desfilarem no mesmo bloco? Por que todas com as mesmas sandálias, só porque alguém na televisão...? Por que pais e mães se sacrificam para poderem dar aos meninos alguns absurdos caros, talvez ridículos?

Não quero que os meus netos e netas andem muito diferentes de sua turma. Mas não desejaria que seus pais trabalhassem mais horas do que o necessário para lhes permitir algumas insanidades.

Não acho que os casais precisam ter apenas, para seu encontro, as poucas horas da noite, exaustos do dia intenso, da hora extra, quem sabe até do trabalho no fim de semana. Se for para sobreviver com dignidade, paciência: muitas vezes tem de ser. Mas muitíssimas vezes não precisaria ser assim. Labutarmos como animais para além do que seria humano e para aquilo que nem é importante: para o fútil excessivo (um pouco de futilidade, sim, ou nos desumanizaríamos) para o mais do que tolo (um pouco de tolice, sim, ou viramos estátuas).

Uma hora menos de trabalho por dia – não vou poder comprar aquele tênis importado caríssimo – o menino vai emburrar – pode significar uma hora de carinho, de convívio a mais.

Um fim de semana menos de trabalho extra, mas como vou dar aquela roupa super cara, a menina vai se frustrar (a frustração é preciso!) e tem o cursinho de... E o de nem lembro o que... E a mulher quer aquelas férias naquele hotel caro... E chegou a hora de trocar de carro... Pode representar um encontro onde a gente vai enxergar de verdade o filho, o irmão, a amante, o marido, o amigo... (...!!!) ... Ou a si mesmo, ficando quieto na rede, na praça, até na cama pensando... (“De pensar morreu o burro...!”) De bobeira. Olhando a nuvem, o galho, de flor pela janela, deitado na grama ou na areia com a cara no sol, sentindo o mundo respirar e fazendo parte desse ritmo imenso. Sentindo que somos gente, dentro de Algo Misterioso chamado VIDA. Reformulando nossos planos, tentando saber o que queremos para nós!

Muito do que gastamos (e nos desgastamos) nesse consumismo feroz, podia ser negociado com a gente mesmo: uma hora de alegria em troca daquele sapato. Uma tarde de AMOR em troca da prestação do carro do ano; um fim-de-semana em família em lugar daquele trabalho extra que está me matando e ainda por cima detesto.

Não sei se sou otimista demais, ou fora da realidade, mas, à medida em que fui gostando mais de jeans, camisetas e mocassins, me agitando menos, querendo ter menos, fui ficando mais tranquila e divertida. Sapatos e roupa simbolizam bem mais do que isso são: representam uma escolha de vida, uma postura interior.

Nunca fui modelo de nada, graças a Deus. Mas amadurecer me obrigou a fazer muita faxina nos armários da Alma e da bolsa também. Resistir a certas tentações é burrice, mas fugir de outras pode ser crescimento e muito mais alegria. Cada um que examine o bonde de suas prioridades, e faça a arrumação que quiser ou puder.

Que seja para aliviar a vida, o coração e o pensamento, não para inventar de acumular ali mais alguns compromissos estéreis e mortais.

Lya Luft – “Pensar é Transgredir” – Cap. “Prioridades”

 

871.   Ninguém conserva por muito tempo o poder exercido com violência.

Sêneca

 

872.   Que não se passe um dia, amigo, sem buscares saber – Que fiz eu hoje? E, hoje, o que olvidei? Se foi o mal, abstém-te; se foi o bem, persevera.

Pitágoras

 

873.   O homem comum é exigente com os outros; o homem superior é exigente consigo mesmo.

Marco Aurélio

 

874.   (...) Mudo minha vibração quando encho meu coração da energia do AMOR INCONDICIONAL para todos que conheço e que não conheço; que fazem parte do meu destino sabendo do desatino de uma civilização em tortura, sedenta de PAZ, de AMOR, de HARMONIA na sincrônica sinfonia dos dias maravilhosos que me foi dado viver. E o sofrer... Faz parte do kit da VIDA; portanto, quem sabe sofrer sofre menos, e passa por essas vibrações com FÉ, com interiores procissões de oração feita sempre a comungar com DEUS para sempre poder AMAR... (...)

Ivanildo Falcão da Gama  -  In; “ De Repente...”

 

875.   (...) Assim é que o Sábio fica feliz com muito pouco porque o pouco e o muito, o perto e o longe, a dual medida do Universo cabe em qualquer lugar, exatamente como o AMOR onipresente onde for. (...)

Ivanildo Falcão da Gama  -  In: “Com pequenas coisas...”

 

876.   Estamos atentos a cada milimétrica mudança que deve ocorrer, a partir de todos aqueles que se autoconvocaram para o SERVIÇO PLANETÁRIO equipando-os com tecnologia do AMOR feito ação, dentro, sempre, do discernimento prévio de cada planejamento, execução, direção. (...)

Ivanildo Falcão da Gama  -  In: “ Capto (2)”

 

877.   EU SOU, portanto, EU POSSO.

Instruções – Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento

 

878.   EU SOU A VIDA, A SAÚDE E A FORÇA ENCARNADAS.

Instruções

 

879.   EU SOU A ENCARNAÇÃO DO AMOR, DA SABEDORIA E DO PODER.

Instruções

 

880.   EU SOU SERVIDOR UNICAMENTE DA LEI DO ESPÍRITO.

Instruções

881.   EU SOU O CRIADOR DO MEU PRÓPRIO AMBIENTE.

Instruções

 

882.   EU SOU CAPAZ DE FAZER AQUILO QUE DESEJO FAZER.

Instruções

 

883.   EU SOU APOIADO PELO CONHECIMENTO DE TUDO QUANTO É BOM.

Instruções

 

884.   EU SOU AQUELE QUE VIVE PARA SEMPRE NA VIDA DE DEUS.

Instruções

 

885.   EU SOU ESPÍRITO E NADA PODE PREVALECER CONTRA MIM.

Instruções

 

886.   EU SOU INVULNERÁVEL, PORQUE O BEM ME ACOMPANHA.

Instruções

 

887.   EU SOU O SENHOR DE MINHA PRÓPRIA VIDA E SUAS CONDIÇÕES.

Instruções

 

888.   EU SOU UNO COM A VIDA INFINITA, POR ISSO EU SOU INFINITO.

Instruções

 

889.   EU SOU UNO COM A FORÇA ETERNA E NÃO CONHEÇO FRAQUEZAS.

Instruções

 

890.   EU SOU A VERDADE E A INTEGRIDADE, O AMOR E A SABEDORIA – AGORA!

Instruções

 

891.   EU SOU CAPAZ DE MANTER A MINHA PRÓPRIA POSIÇÃO SEM SER DIRIGIDO PELAS CIRCUNSTÂNCIAS.

Instruções




Nenhum comentário:

Postar um comentário