domingo, 18 de fevereiro de 2018



Pensamentos úteis de palestras e escritos de Paramahansa Yogananda

Deus é a Fonte da saúde, da prosperidade, da sabedoria e da alegria eterna. A vida é plena quando entramos em contato com Deus. Sem Ele a vida é incomplete. Dê atenção ao Poder Supremo que lhe dá vida, força e sabedoria. Ore para que a verdade flua incessantemente em sua mente; para que a força flua incessanentemente em seu corpo e para que a alegria flua incessantemente em sua alma. Logo atrás da escuridão dos olhos fechados estão as maravilhosas forças do universo, todos os grandes santos e a imensidão do Infinito. Medite – você perceberá a Verdade Absoluta e Onipresente e verá seus maravilhosos efeitos na vida e em todas as glórias da criação.

— Jornada da Autorrealização 

gold lotus rule

Vocês todos são deuses, só precisam se dar conta disto. Por trás da onda da consciência está o mar da presença de Deus. Olhem para dentro. Não se concentrem na pequena onda do corpo, com suas fraquezas; olhem além disso. Fechem os olhos e verão a vasta onipresença diante de vocês, em todos os lados. Vocês estão no centro desta esfera e quando elevam a consciência acima do corpo e das experiências físicas, encontram a esfera preenchida com a grande alegria e bem-aventurança que ilumina as estrelas e dá vida aos ventos e às tempestades. Deus é a fonte de todas as nossas alegrias e de todas as manifestações da natureza. (…)

Desperte da sombra da ignorância. Você fechou os olhos no sono da ilusão. Desperte! Abra os olhos e contemple a glória de Deus – a vasta paisagem da luz de Deus que se derrama por todas as coisas. Eu lhe digo para ser um realista divino, pois em Deus você encontra a resposta a todas as perguntas.

— O Romance com Deus

gold lotus rule

Milhões de pessoas acreditam que a riqueza vem dos bancos, das fábricas, dos empregos e da habilidade pessoal. Mas as grandes depressões que se manifestam periodicamente demonstram que, além das leis físicas conhecidas, existem as leis divinas que governam o aspecto físico, mental, espiritual e material da vida. Todos os dias procure ser próspero, sadio, sábio e feliz, não à custa da prosperidade, da saúde e da felicidade dos outros, mas considerando o bem-estar alheio como se fosse seu bem-estar pessoal. A felicidade dos indivíduos, das famílias e das nações depende inteiramente da lei de cooperação mútua ou altruísmo e de nossos esforços para viver de acordo com o seguinte lema: “Pai, abençoa-nos para que Te recordemos sempre. Nunca permitas que esqueçamos que todas as bênçãos provêm de Ti.”

— Lições da Self-Realization Fellowship  

gold lotus rule

Gradualmente, está acontecendo uma revolução mundial que mudará o sistema financeiro. Mas no firmamento cármico dos Estados Unidos vejo um lindo sinal: apesar das situações que o mundo vai enfrentar, esta nação estará em melhores condições que a maioria. Apesar disso, neste país a pobreza e o sofrimento também se disseminarão e haverá mudanças. (…)

Não tenho nada, mas sei que se estivesse com fome milhares de pessoas no mundo me alimentariam, pois ajudei milhares. Esta mesma lei vai operar para todo aquele que pense – não que vai morrer de fome e sim na outra pessoa que se encontra necessitada. (…)

O mundo tem suficiente dinheiro para cobrir o globo e há suficiente comida para alimentar a todos; só é preciso que isso seja distribuído adequadamente. Se as pessoas não fossem egoístas, ninguém teria fome nem passaria necessidade. Por isso o ser humano deve se esforçar para ter uma atitude de fraternidade. Cada ser humano deve servir aos demais e amá-los como se fossem membros de sua própria família. Tenho certeza de que, se um dos renunciantes que vive em Mount Washington passasse fome, todos o ajudaríamos. Os habitantes de todas as nações devem desenvolver este tipo de atitude de fraternidade

— World Crisis 

gold lotus rule

Quem busca a prosperidade apenas para si invariavelmente acaba na pobreza ou sofrendo de desequilíbrio mental; mas quem considera o mundo inteiro como seu lar e verdadeiramente se preocupa e trabalha para conseguir a prosperidade de sua comunidade ou do mundo, aciona forças astrais que acabam por lhe permitir chegar ao lugar onde pode obter a prosperidade individual que lhe pertence legitimamente. Esta é uma lei infalível e secreta.

— Lições da Self-Realization Fellowship 

gold lotus rule

Como lidar com a crise mundial que se aproxima? O melhor meio é adotar uma vida simples e ter pensamentos elevados. (...)

Escolha uma moradia adequada, mas não maior do que você realmente precisa. Se possível, que esteja situada num lugar onde impostos e custo de vida sejam razoáveis. Faça suas próprias roupas e a conservação de seus alimentos. Cultive seus próprios legumes e, se for possível, crie algumas galinhas para que produzam ovos. Cuide pessoalmente de seu jardim, do contrário você vai desperdiçar dinheiro com alguém para cuidar dele. Viva de modo simples, desfrute do que Deus lhe deu e não busque prazeres caros e falsos. Na natureza oculta de Deus há inúmeras coisas que podem fascinar a mente do ser humano. Empregue seu tempo livre para ler livros saudáveis, meditar e aproveitar uma vida descomplicada. Não é melhor ter uma vida simples, menos preocupações e tempo para buscar Deus – do que ter uma casa imensa, dois carros, prestações e uma hipoteca que você não conseguirá pagar? O ser humano tem que voltar a cultivar a terra e cedo ou tarde isso acontecerá. Se você não acredita que isso vai acontecer, engana-se. Mas independentemente de onde sua casa e seu trabalho ficam, elimine os luxos, compre menos roupas caras, tenha o que você realmente precisa, cultive seu próprio alimento e economize dinheiro de modo regular para poder ter mais segurança econômica.

— World Crisis 

gold lotus rule

Neste mundo sempre haverá tumultos e dificuldades. Por que se preocupar? Dirija-se ao abrigo de Deus, para onde os Mestres têm ido e de onde estão observando e auxiliando o mundo. Você terá segurança para sempre, não apenas para você, mas também para todos os entes queridos que foram confiados aos seus cuidados por nosso Senhor e Pai.

— Lições da Self-Realization Fellowship 

gold lotus rule

Faça de Deus o Pastor de sua alma. Faça Dele o seu Farol quando atravessar os caminhos sombrios da vida. Ele é a sua Lua na noite da ignorância; o Sol nas horas de vigília. É a sua Estrela Polar nos mares escuros da existência mortal. Busque a orientação Dele. O mundo continuará assim, cheio de altos e baixos. Onde encontrar um senso de direção? Não nos preconceitos criados em nós pelos hábitos e pelas influências ambientais da família, do país ou do mundo, mas na voz orientadora da Verdade interior.

—  O Romance com Deus 

gold lotus rule

Lembre-se: melhor do que raciocinar um milhão de vezes é sentar-se e meditar em Deus até ficar interiormente calmo. Então diga ao Senhor: “Eu não poderia resolver este problema sozinho, mesmo que tivesse um número ilimitado de pensamentos diferentes, mas posso resolvê-lo colocando-o em Tuas mãos, pedindo primeiro Tua orientação e depois indo até o fim sem deixar-me desviar ou abater, pensando nos vários ângulos de uma possível solução.” Deus realmente ajuda a quem se ajuda. Quando sua mente estiver calma e cheia de fé após orar a Deus na meditação, você será capaz de vislumbrar várias respostas para seus problemas e, como a mente está tranquila, poderá escolher a melhor solução. Coloque-a em prática e terá êxito. Isto é aplicar a ciência da religião na vida diária.

— O Romance com Deus 

gold lotus rule

O medo vem do coração. Se alguma vez você se sentir tomado de pavor de alguma doença ou de acidente, deve inspirar e expirar profunda, lenta e ritmicamente várias vezes, relaxando a cada expiração. Isso ajuda a normalizar a circulação. Se o  coração estiver realmente calmo, você não poderá sentir qualquer medo.

Viva Sem Medo


gold lotus rule

Deus nos deu um formidável instrumento de proteção – mais poderoso que metralhadoras, eletricidade, gás venenoso ou qualquer remédio – a mente. Ela é que deve ser fortalecida. (...) Uma parte importante da aventura da vida é assumir o controle da mente e mantê-la controlada, em constante sintonia com o Senhor. Eis o segredo de uma existência feliz e bem-sucedida. (...) É possível consegui-lo exercitando o poder mental e sintonizando a mente com Deus por meio da meditação. (...) O caminho mais fácil para vencer as doenças, decepções e desastres é estar em constante sintonia com Deus.

— A Eterna Busca do Homem 

gold lotus rule

Felicidade verdadeira, felicidade duradoura só existe em Deus. “Aquele a quem quando se tem, nada que se venha a obter é maior”. Nele está a única segurança, o único abrigo, a única salvação para todos os nossos temores. Você não tem nenhuma outra segurança no mundo, nenhuma outra liberdade. A única liberdade verdadeira está em Deus. Portanto, esforce-se seriamente para estabelecer um contato com Ele na meditação, pela manhã e à noite, e também ao longo do dia, em todo trabalho e tarefa que você executar. A yoga ensina que onde Deus está não há temor nem tristeza. O iogue bem-sucedido pode ficar sem ser abalado em meio ao choque de mundos em colisão. Ele está seguro na compreensão de que “Senhor, onde eu estou, ali Tu tens de vir”.

— O Romance com Deus 

gold lotus rule

Oremos, em nossos corações, por uma Liga de Almas e por um Mundo Unido. Embora possamos parecer separados em virtude de raça, credo, cor, classe e preconceitos políticos, ainda assim, como filhos do Deus único, somos capazes de sentir na alma a fraternidade e a unidade do mundo. Possamos nós trabalhar para que se crie um Mundo Unido, em que todas as nações sejam parcelas úteis, guiadas por Deus, por meio da consciência iluminada do homem. Todos podemos aprender no coração a sermos livre do ódio e do egoísmo. Oremos pela harmonia das nações, para que de mãos dadas marchem pelos portões de uma nova e promissora civilização.

— Meditações Metafísicas 

gold lotus rule

Enfatizo que acima de tudo você deve se ocupar de buscar Deus na meditação. (...) Mais além das sombras da vida está a maravilhosa luz de Deus. O universo inteiro é um vasto templo de Sua presença. Quando você meditar, encontrará em qualquer lugar portas que se abrem para levá-lo a Deus. Quando comungar com Ele, nem todas as calamidades do mundo poderão lhe arrebatar a Alegria e a Paz sentidas na comunhão divina.

— World Crisis



Copyright © 2016 Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados




Nenhum comentário:

Postar um comentário